17 de novembro de 2006

Culto dos Mortos

Tu és pó, e ao pó retornarás
Génesis, capítulo 3, versículo 19










Travancas, Chaves
Visita ao cemitério no dia 2 de Novembro, dia dos fiéis defuntos. Pelo caminho reza-se o terço; no interior ora-se pela alma dos que já partiram.








No cemitério, a história da aldeia

Cemitério, montra da riqueza da terra e das hierarquias sociais.
Ricos e pobres unidos na morte, desiguais na forma de permanecerem enterrados.
Curral de Vacas, Chaves











Preparativos
A visita ao cemitério por familiares dos defuntos é precedida da limpeza das campas.
Sonim, Valpaços









Culto dos MortosOs antepassados pagãos, enquanto faziam companhia aos seus entes falecidos, comiam castanhas, partilhando com eles a refeição. O Cristão, sinal dos tempos da globalização, enfeita as campas com flores de plástico e velas made in China.
Curral de Vacas, Chaves




Moda e valores
No passado, as campas dos defuntos mais abastados eram em ferro e granito. O modernismo popularizou as campas de mármore, sem tradição na construção em Trás-os-Montes. Hoje o granito está de volta, mas polido. De volta está também o cravo vermelho, flor popular cada vez mais despojada da conotação política associada à Revolução dos Cravos.


A relíquiaTerra santa trazida para o cemitério pela senhora Dina Pires, emigrante em França que, para que a memória dos homens não se esqueça do seu feito, mandou assentar uma placa evocativa à entrada.
Sonim, ValpaçosEm defesa da pátria
Morto aos 21 anos na Guiné. A coveira diz que foi “morto pelos terroristas; morreu outro mas não encontraram o corpo”. Além do Paulo, mais de oito mil militares portugueses morreram durante a nossa Guerra Colonial, de 1961 a 1974.
Sonim, Valpaços











À notre cousinVida e morte de emigrante. Sai da terra, a salto, para ganhar a vida; regressa sem vida à terra.
Sonim, Valpaços














O negócio das flores











Chaves
Na sociedade de consumo, o apelo ao culto dos mortos faz disparar a compra de velas e flores. Os preços sobem igalmente em flecha nesta época do ano. Negócio próspero para floristas e floricultores.

Sem comentários: