3 de março de 2009

Na Rota das Amendoeiras em Flor

De Vila Flor a Torre de Moncorvo

Todos os anos, na aurora da Primavera, entre Fevereiro e Março, Trás-os-Montes e Alto Douro enfeita-se de branco e rosa com as amendoeiras floridas.
Lenda das Amendoeiras em Flor
Clicar no título para conhecer a lenda e reflectir sobre a força do amor.
Para os teus beijos, sensual, flori!
E amendoeira em flor, só ofereço os ramos,
Só me exalto e sou linda para ti!
Florbela Espanca
A cultura da amendoeira faz parte da paisagem da Terra Quente transmontana e do Douro Superior. Basta lembrar que mais de 85% da produção nacional de amêndoa é produzida em Trás-os-Montes e Alto Douro.




Vila Flor, fundada por Dom Dinis, o Rei Lavrador, foi o ponto de partida para este passeio de Inverno, da Rota das Amendoeiras em Flor, até Torre de Moncorvo.








Ao longo da estrada, logo à saída da vila, amendoeiras isoladas e amendoais floridos vão surgindo, a cada curva.




















A descida para o Vale da Vilariça é feita sem pressa, para contemplar a sua beleza e grandiosidade.





Quem anda pelos caminhos de Trás-os-Montes encontra, com frequência, pastores, sinal de ruralidade e de ligação do homem à terra.
Já quase no vale encontrei este pastor
de ovelhas. Os pastores são pessoas de poucas falas? É um enigma. Mas gostava de perceber o que se passa na mente de um homem que anda sozinho com o gado.

.
Cheguei à ponte do Rio Sabor e virei à esquerda, para Moncorvo, pela estrada velha.
Está prevista a construção de uma barragem. Se a comporta ficar a jusante da ponte toda esta zona ficará submersa.



Junto ao rio há poucas amendoeiras mas o vista do vale, deslumbrante, compensa essa falta.





À medida que se sobe para Moncorvo os amendoais aparecem com mais frequência, dando um colorido branco e rosado à paisagem.


Num deles, as pétalas caídas no chão, formavam um manto de brancura, possivelmente semelhante ao que a princesa da lenda deve ter visto e que lhe fez recordar a paisagem nevada da sua terra natal.


A mim, as pétalas brancas no chão fazem-me lembrar, com saudade, de uma viagem que fiz com a “princesinha”, também na época das amendoeiras em flor. Entendíamo-nos tão bem e ela conversava tanto comigo, que, no amendoal rodeado de rochas, até me segredou que as fragas falavam!



Chegada a Torre de Moncorvo. A vila, situada na Região do Douro Superior, é ponto de passagem de uma das mais badaladas Rotas das Amendoeiras em Flor promovidas pelos operadores turísticos.

Moncorvo, sem ter estatuto de cidade e sem ter sido sede de bispado, tem o maior e mais imponente templo religioso de Trás-os-Montes, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção. construída no século XVI.

A cultura da amendoeira é muito importante para a economia local. Torre de Moncorvo é o maior centro produtor nacional de amêndoa e a sua produção representa 22% da produção total de Trás-os-Montes e Alto Douro.


Percorrida a Rota das Amendoeiras em Flor sabe bem adoçar a boca com as famosas amêndoas torradas de Moncorvo.






6 comentários:

Lu disse...

Lindas fotos!! Parabéns!

Helena Teixeira disse...

Essas amendoeiras estão espantosas :)

Aproveito e deixo um convite: participe na Blogagem de Fevereiro do blogue www.aldeiadaminhavida.blogspot.com. O tema é: “O Carnaval e as suas Tradições”. Basta enviar um texto máximo 25 linhas e 1 foto para aminhaldeia@sapo.pt (+ título e link do respectivo blog) até dia 8 de Fevereiro. Participe. Haverá boa convivência e prémios (veja mais no blog da Aldeia)!

Abraço
Lena

Unknown disse...

boas
gostava de saber qual a melhor altura para visitar as amendoeiras em flor
obrigado

PEREYRA disse...

É nesta altura, até meados de março!
A floração começa mais cedo nas encostas de menor altitude - Alto Douro, vales dos afluentes do Douro, Vilariça...

Anónimo disse...

É pena que a cultura da amendoeira esteja a ser substituida pela massiva plantação de vinhas na zona da Vilariça,que diga-se,de há 20 anos pra cá se descaracterizou.Deixou de ser a estufa natural do nordeste trasmontano,graças ao micro clima de que é dona,donde cedo vinham as "nobidades",os moranguinhos doces,as alfaces tenras enfim,o mimo das feiras de Vila Flor no tempo da minha infancia.

Anónimo disse...

Vendo as fotos ao pormenor, reconheci esse velho carro que por algumas vezes me abrigou dalgumas bátegas de água e desceu a nostalgia e a saudade de minha avozinha.