18 de outubro de 2006

Ferrado de Cabrões


Cabrões - plural de cabrão; do latim capro onis, cabra grande, bode, o macho da cabra; homem que consente ou ignora que a sua mulher tenha relações sexuais com outros; corno; epíteto que designa de forma insultuosa um indivíduo.

Ferrado - do latim ferratus, ferrata, ferratum, guarnecido de ferro, ferruginoso; água que contém ferro, ferrada. Que se ferrou, equídeo em que se colocou ferradura; pessoa ou animal marcado com ferrete. Que se enterrou com profundidade; fincado, cravado. Muito apegado, agarrado; aferrado, obstinado, teimoso. O mesmo que ferrada, recipiente onde se recolhe o leite ordenhado das cabras.

Ferrado é o nome de terras íngremes, parcialmente incultas e salpicadas de fragas, situadas nas encostas do ribeiro de Cabrões. O nome, provavelmente, está relacionado com a cor amarelada e ferruginosa das nascentes de água que brotam das fragas, no fundo das ribanceiras.
Ribeiro de Cabrões, Porquê?
Em tempos bastante recuados, nos calhaus de xisto e terras ressequidas do Ferrado, cobertas de urzes, estevas, giestas e carrascos, provavelmente pastaram cabradas em estado selvagem. E podem ter sido cabrões desses, avistados a beber água no fundo das escarpas, a dar origem ao nome do curso de água que, emparedado por fraguedos, corre para o Tua com o nome de Ribeiro de Cabrões.

De onde se vê o Cabeço,
Entre montes eu nasci.
Arrancado a mémés de bugalhos,
Outras terras conheci,
A léguas e léguas daqui.
Qual delas a mais bonita,
Nunca a minha esqueci.

Tal como o passarinho
Volta ao ninho,
Eu em morrendo, Bô!
P'ra Cabrões quero vir!

Estou a meter-me numa aventura;
Nada que não seja novidade p'ra mim.
Como é que isto funciona, não sei;
Melhor que Frontpage98 deve ser.
Se esta coisa do blogue resultar,
Oh! que prazer me vai dar!

EUREKA! Já tá a dar! :)

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim, tás lá.É bonito!Para quem dizia que nao percebia nada disto, bem se safou! =)