20 de novembro de 2006

Onde a Castanha é Raínha

O fruto dos frutos, o único que ao mesmo tempo alimenta e simboliza, cai dumas árvores altas, imensas, centenárias, que, puras como vestais, parecem encarnar a virgindade da própria paisagem. Só em Novembro os agita uma inquietação funda, dolorosa, que os faz lançar ao chão lágrimas que são ouriços.
Miguel Torga, Um Reino Maravilhoso

Souto de Argemil, Carrazedo de Montenegro








Ouriços, a cama fofa das castanhas
Abrindo-as, essas lágrimas eriçadas de espinhos deixam ver numa cama fofa a maravilha singular de que falo, tão desafectada que até no próprio nome é doce e modesta – a castanha
Miguel Torga, Um Reino Maravilhoso
















Travancas, Chaves






A castanha já percorreu os duros caminhos da vida. Houve tempo que a castanha substituiu o pão e as batatas. Depois, com a fartura, foi dada aos porcos. Hoje a castanha está na moda e, por isso, é comida de todos os modos e feitios. Cruas, assadas, cozidas, fritas, na sopa, nas sobremesas...















Na estrada de Carrazedo de Montenegro a Murça











Soutos livresNo Dia de Todos os Santos os soutos são livres. Apesar de terem dono toda a gente pode apanhar castanhas.
Roriz, Chaves













.













Carrazedo de Montenegro, Valpaços
Zona de maior produção de castanha e onde fica o maior souto da Europa








Trás-os-Montes no Top da castanhaEm Portugal, o negócio das castanhas está imparável e floresce anualmente. No nosso país existem 27 mil hectares de castanheiros e só em Trás-os-Montes são 20 mil os hectares de soutos
Castanheiros em flor

Rei da castanha
O Sr. Manuel Maia Xavier, proprietário de vários soutos em Carrazedo de Montenegro, no dia em que o conheci tinha vendido 300 sacas de castanha. Transmontano afável, ao estrangeiro que lhe entrou pelo souto dentro, com ar embevecido, falou das variedades de castanha judia e longal e da sua arte de enxertar castanheiros.














5 comentários:

Jorge disse...

gosteo do blog e felicito-o por preservar um pouco do nosso património natural e de preservar o nosso meio ambiente.
Gostava que partilha-se um pouco da sua sabedoria (arte de enxeretar castanheiro)Estou a pensar plantar e enxertar algumas peças mas os conhecimentos são poucos.

Anónimo disse...

tenho um souto na zona de tomar ao pe da barrajem ja por varias vezes encomendo enxertadores que não aparecem.como arranjar quem enxerte e o preço são uns 150 ja com 12 anos ou mais até ja os desbastei e depois as pessoas não apareceram o vosso site está optimo parabéns augusta

PEREYRA disse...

Ns zona de Tomar, junto à barragem do Zêzere, não conheço enxertadores. Em Dadim, concelho de Chaves, há um que faz enxertia nos concelhos da região e em Espanha. Veja http://travancasdaraia.blogspot.com/2010/05/ovideo-enxertador.html

semnome disse...

Bom dia, eu e o meu grupo estamos a desenvolver um projecto lançado pela Universidade de Aveiro, com base na castanha, para as Aldeias do Xisto. gostaríamos de saber mais sobre o ciclo da Castanha, a sua história, o próprio processo da apanha até aos mais variados fins do fruto. Era possível algum contacto, e-mail para obter informações?

Agradecia resposta breve.
Cumprimentos,

Neuza Fonte

PEREYRA disse...

Olá!
Embora em Trás-os-Montes haja aldeias situadas em zonas xistosas, as casas tradicionais, feitas em xisto, não fazem parte da marca turística "Aldeias do Xisto".
Na região, a produção de castanha nas terras altas, existe tanto nas zonas graníticas como nas xistosas.
Uma pesquisa na internet sobre as DOP para a castanha .permite obter informações sobre as áreas geográficas de produção.
A apanha da castanha é nesta época. Também se fazem feiras em Vinhais, Carrazêdo de Montenegro, Bragança, Vila Pouca de Aguiar, etc.
Informações sobre o ciclo porudtivo da castanha podem ser obtidas nas cooperativas de distribuição, junto dos produtores ou de técnicos das zonas agrárias.
Bom trabalho